Curiosidades

Planta carnívora come gente?

No universo ficcional, quando pensamos em plantas carnívoras, nos vem logo à mente uma planta com uma boca enorme devoradora de carne humana! Porém, na vida real, a história é bem diferente.

Existem aproximadamente 700 espécies de plantas carnívoras, todavia, a grande maioria se alimenta de insetos. Seria mais adequado chama-las então de plantas insetívoras. Mas há exceções, e algumas espécies maiores que se alimentam de pequenos animais como sapos e pássaros. E pode fazer o teste, se colocar o seu dedo em uma planta carnívora, nem se preocupe, ela vai se fechar, vai perceber que não é um alimento, e vai abrir novamente.

Para capturar suas presas, elas possuem um tipo de estomago, que é uma câmara digestiva. A armadilha tem três formas diferentes: folhas colantes, urna alargada e um bico adesivo.

A forma de atrair suas presas é por meio de cores vidas e cheiros adocicados ou odores podres. Os bichos, por sua vez, pensam que irão se alimentar de algum néctar ou de um resto orgânicos estragados, mas na verdade, ao invés de fazer uma refeição, ele viram um bom prato para as plantinhas.

Estes pequenos insetos e animais servem como um complemento nutricional, absorvendo elementos que faltam em determinados solos. Sua “digestão” dura cerca de 12 horas. Elas são inteligentes e sabem quando o que caiu na “rede” não é um alimento e botam pra fora novamente, repelindo o corpo estranho.

Postar um comentário

*
*