Curiosidades Dicas

Por que a pimenta arde?

Quer o acarajé quente ou frio? Toda baiana pergunta quando você compra essa iguaria nordestina. Se você respondeu quente, cuidado! Ele vem com muita pimenta. Você só vai conseguir comer se estiver acostumado ou gostar de muito ardor. Como é possível notar, a pimenta é muito apreciada pelos amantes da gastronomia, mas você sabe por que a pimenta arde tanto?

Seu ardor deve-se à capsaicina, substância produzida por glândulas que estão entre a placenta e a parede do fruto – um tecido esbranquiçado em que ficam as sementes. Cada espécie tem uma concentração diferente. Assim, a presença da capsaicina estimula as células nervosas da nossa boca, e o resultado é justamente a sensação de a boca estar pegando fogo.

Estudos demonstraram que o teor de ardência também pode acontecer de acordo com a intensidade maior ou menor da ameaça de um fungo chamado de Fusarium semitectum. É uma espécie de defesa da planta, praticamente uma guerra contra o micróbio. Sendo assim, a substância evitam que o fungo se alastre e cause mais danos ao vegetal.

Contudo, apesar da peculiaridade ardida,  a pimenta pode ter seu sabor bem apreciado. Uma boa estratégia é retirar as sementes, vai arder menos. Afinal, seu consumo tem muitas vantagens: a capsaicina libera endorfinas (espécie de analgésico natural fabricada pelo nosso cérebro); acelera o metabolismo; melhora o funcionamento do intestino e retarda o envelhecimento de nossas células. Outra substância que causa o ardor é a piperina, presente na espécie da pimenta do reino também conhecida como pimenta preta.

2 Comentários

  1. robert
    Postado em 24 de agosto de 2016 às 6:01

    Vídeo de animação respondendo por que a PIMENTA ARDE!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=Zw_A7-cHuJM

    • Bloguito
      Postado em 29 de agosto de 2016 às 18:56

      Oi Robert, Que legal. Valeu pela dica.

Postar um comentário

*
*