Curiosidades Dicas

Tipos de vulcões

Se você pensa que vulcão é tudo igual, está muito enganado.

Como já vimos aqui, ele é uma montanha que foi empurrada para fora da terra. Para saber como isso acontece basta ler o post “Vulcão: atividade por baixo da terra”.

Mas quais os formatos de vulcões existem? Bem, é depois que a lava sai, ou melhor, da maneira que ela sai, é que se definem os formatos.

Vulcão escudo: são construídos quase exclusivamente por fluxos de lavas fluidas que descem em todas as direções de um cume central, de maneira lenta.  Por conta desse fluxo lento, a montanha fica com um formato semelhante a um escudo.

Vulcão composto ou estratovulcão: Algumas das principais montanhas da terra são vulcões compostos. Eles são tipicamente íngremes, e construídos pela acumulação do material que flui pela chaminé, aumentando seu tamanho à medida que mais lava sai dele.

Vulcão caldeira: são depressões, normalmente grandes, amoldadas em forma de bacias. As caldeiras variam em forma e são classificadas segundo os tamanhos das depressões, aproximadamente, circulares medindo as menores entre 1,6 a 24 quilômetros de diâmetro e para as enormes depressões alongadas cerca de 90 quilômetros de comprimento.

Vulcão cone de lava: são formadas por massas relativamente pequenas. Neste caso, a lava vai empilhando em cima e ao redor sua abertura do vulcão.

Postar um comentário

*
*