Curiosidades

Qual a diferença do Zeppelin para o balão?

Eles são até parecidos, mas existem muitas diferenças entre o Zeppelin e o balão. A primeira é em relação ao seu funcionamento. O Zeppelin funciona com gás hélio, o mesmo usado nos balões de festas que saem voando quando escapam da sua mão, enquanto que o balão precisa do ar quente para sair do chão.

O design também é outro ponto. Os balões existem em diversos formatos. A criatividade no balonismo é enorme! Tem até balão em formato de Igreja. A abadia de São Galo, na Suíça, é um exemplo. E o maior balão do mundo? Pesquisando pela Internet descobrimos que o maior balão de passageiros do mundo foi fabricado pela Cameron Balloons do Reino Unido. A cesta de 32 passageiros é de 20 m de comprimento e cerca de 5 m de largura e tem o seu próprio trailer e sistema de guincho para ajudar a tripulação no transporte. O cesto sozinho pesa cerca de 450 kg, e todo o sistema demorou cerca de 20 semanas para ser construído. O envelope tem 125 m de altura e 110 metros de largura. Foi usado mais de 2700 metros de tecido e cerca de 21 km de linha, e a capacidade de carga bruta é de 6.000 kg. Grande, né?

Já o Zeppelin tem um formato mais oval. É tipo uma mistura de bola de futebol americano com balão. Apesar de ser enorme, ele carregava uma cabine bem pequena e levava, em média, cerca de 30 pessoas. Naquela época era muito chique voar de Zeppelin – e bastante caro também! Por isso esses 30 passageiros costumavam ser pessoas importantes.

O maior zepelim construído pela empresa do conde Ferdinand (conheça mais sobre a história do Zeppelin clicando aqui) foi batizado de Hindenburg. Ele era o maior entre os zepelins, carregando quase 100 pessoas! Na sua última viagem o Hindenburg atravessou o Oceano Atlântico em direção aos Estados Unidos. Ao invés de gás hélio ele estava cheio de hidrogênio. O problema é que o hidrogênio é um gás inflamável – isso quer dizer que ele pega fogo! -, e enquanto o Hindenburg pousava em Nova Jersey uma faísca incendiou um tanque de hidrogênio e ele explodiu! Depois do acidente eles foram deixados de lado, mas não desapareceram totalmente. A empresa de Ferdinand Von Zeppelin existe até hoje e os dirigíveis ainda são usados para transportar cargas em alguns países. Aqui no Brasil, na cidade de São Paulo, o zeppelin é usado para fazer propaganda nos céus. Ele é bem menor que os originais, carregando cinco passageiros e um piloto.

Fontes: Site Balonista e IG Criança

Postar um comentário

*
*