Dicas de Leitura

Literatura pelos ares!

Já que estamos no clima de balões e zepelins, que tal embarcar em aventuras aéreas pelas páginas dos livros? Uma sugestão é o livro O Balão de Zebelim, de Alice Briere Haquet (Editora Scipione). O livro conta a história de Zebelim, que tem um balão que ele leva para todos os lados. Mas um dia o balão escapa e Zebelim se sente muito só e triste. Onde ele estará? Vagando pela noite para encontrar seu balão de estimação, Zebelim encontra outros personagens e acaba fazendo novos amigos.

O premiado autor de histórias infantis Ricardo Azevedo conta, em Aviãozinho de papel (Editora Cia das Letrinhas), as peripécias e aventuras de um pequeno avião feito de papel. Entre o início e o fim de sua jornada, o aviãozinho parece passear pelo mundo todo, vendo todas as coisas, conhecendo todas as pessoas e desfrutando, em sua breve vida, das delícias que a Terra oferece. O próprio autor define o valor simbólico de seu livro: Aviãozinho de papel é, como qualquer outro livro, uma garrafa boiando no mar com uma mensagem em seu interior. Escondido numa biblioteca ou numa livraria – um mar de garrafas contendo mensagens secretas -, um dia ele será encontrado, aberto e lido, e terá enfim seu destino completado, revelando “uma idéia, uma lembrança e um sentimento”. Aviãozinho de papel traz, em suas páginas centrais, uma folha de papel em branco e o convite à criança para que faça seu próprio avião.

Já o livro Com Vontade de Voar, de Claudia Pacce (Editora Moderna), a menina pula pra lá e pra cá no seu quintal cheio de árvores. É uma menina ‘livre como um passarinho’, como diz a vizinha-de-cá. E é essa frase que lhe desperta a consciência de que Chico, o passarinho preso na gaiola, não pode ser feliz. A menina abre a gaiola e o deixa fugir. Depois a saudade do passarinho a faz chorar, mas em sonho ela recebe uma carta do pássaro amigo, que lhe agradece a liberdade e exalta a coragem de sua decisão. A menina acorda Com o coração leve, cantando. Feliz como um passarinho. Por meio de uma história simples, conduzida Com muita leveza, a autora fala de valores como a liberdade e a coragem. A linguagem combina expressões do cotidiano e gírias Com passagens quase poéticas, Com muitas metáforas que podem ser, sem dificuldade, discutidas e interpretadas pelos leitores.

Postar um comentário

*
*