Dicas de Leitura

Uma viagem divertida pela literatura

Já que falamos de meios de transportes, que tal embarcar nessa aventura também nos livros? Existem inúmeros títulos que tem como personagens principais aviões, carros, trens. Seu filho vai adorar descobrir mais sobre esse mundo através da literatura.

O livro A menina que vendia bala no trem, de Adilson Sarti (Franco Editora), conta a história de uma menina, uma caixa de balas e um trem de passageiros. Uma história como tantas outras se não houvesse, na imaginação dessa criança, um mundo mágico e especial visto pelas janelas do trem – companheiro e transporte da menina para cenas liricamente sonhadas por ela.

O livro As aventuras do avião vermelho, de Erico Verissimo (Cia das Letras), conta a história de Fernando, um menino travesso. Preocupado com a desobediência do filho, o pai lhe dá um livro de presente. Todo feliz, Fernando passa a tarde lendo histórias. A que ele mais gosta é a do valente Capitão Tormenta, que percorre o mundo num avião vermelho. O menino decide que também quer ser aviador. Fernando ganha outro presente: um aviãozinho vermelho. O menino agora podia brincar de ser Capitão Tormenta. Em companhia de seu ursinho ruivo e do boneco Chocolate, ele passeia pela Lua, pela China, pela África e chega à Índia. No percurso, enfrenta relâmpagos, ventanias e até um exército de tico-ticos. Os viajantes ainda vão parar no fundo do mar, onde o aviãozinho se transforma num submarino. Em As aventuras do avião vermelho, a imaginação comanda as viagens, cria os perigos e soluciona as mais emocionantes peripécias. O livro traz a marca do estilo divertido e emocionante de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, autor de O tempo e o vento, e as belas ilustrações de Eva Furnari.

Para encerrar as nossas dicas de hoje, temos como sugestão o livro O navio fantasma, de Ana Maria Machado (Editora Global). A autora presenteia o jovem leitor com uma aventura aterrorizante em alto mar. A respeito dessa adaptação, a autora comenta: Ao criar sua história, o escritor alemão também se inspirou em uma coletânea que fazia muito sucesso na Europa: os contos de As mil e uma noites. Por isso, ele introduz essa atmosfera oriental em seu relato. Fala em sultão, dervixe, peregrinação a Meca. Os cenários dos acontecimentos (além do alto mar, evidentemente) são a Índia, a Argélia e o porto de Balsora, na Mesopotâmia, atual Iraque. (…) Mas o que fica mesmo mais forte, após a leitura, é a estranha atmosfera fantástica do relato sobrenatural (…). Um tema que continua a fascinar as novas gerações, agora em filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados. Vale a pena ler a história e conhecer como ela era contada em outros tempos.

Postar um comentário

*
*