Curiosidades

Trens brasileiros: transporte que surgiu no século 19

Os trens chegaram ao Brasil em meados do século 19, mais precisamente no ano de 1854. Foi naquele ano, no dia 30 de abril, que foi inaugurada a primeira estrada de ferro do país. A Estrada de Ferro de Petrópolis, conhecida também como Estrada de Ferro Mauá – já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá –, ligava a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se “Baroneza” (com ‘z’ mesmo, por causa da grafia antiga) e foi primeira locomotiva a vapor no Brasil e a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Outra ferrovia criada ainda no século 19, no Rio de Janeiro, chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.

Já a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda daquela época. Para quem não sabe, durante quatro anos consecutivos, a ferrovia transportou as peças do Cristo Redentor, que fica no Morro do Corcovado.

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