Os trens chegaram ao Brasil em meados do século 19, mais precisamente no ano de 1854. Foi naquele ano, no dia 30 de abril, que foi inaugurada a primeira estrada de ferro do país. A Estrada de Ferro de Petrópolis, conhecida também como Estrada de Ferro Mauá – já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá –, ligava a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se “Baroneza” (com ‘z’ mesmo, por causa da grafia antiga) e foi primeira locomotiva a vapor no Brasil e a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outra ferrovia criada ainda no século 19, no Rio de Janeiro, chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.
Já a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda daquela época. Para quem não sabe, durante quatro anos consecutivos, a ferrovia transportou as peças do Cristo Redentor, que fica no Morro do Corcovado.
10 Comentários
E otimo viajar de trem,por dentro dele e todo chique
🙂
Minha primeira viagem de trem foi em sao paulo
E você gostou? Dizem que é muito bom viajar de trem.
esse saite e bem legal
🙂 Não deixe de acessar.
na minha apostila diz umas coisas diferentes
Oi Nathalia, compartilha com a gente o que tem na sua apostila. Podemos descobrir mais coisas juntos. 🙂
adoro viajar de trem
Viajar é muito bom, sempre! De trem é muito legal também.