Curiosidades Dicas

Qual a diferença entre boi e touro?

Quando pequenas, as crianças escutam muito a música “boi da cara preta”. Uma canção bem assustadora se pararmos para prestar atenção na letra. Mas o susto com relação ao boi fica só nesta brincadeira cantada.

Na vida real, tanto ele como o touro são animais importantes para o homem. São fontes de alimento e de renda. Já parou para pensar na importância destes mamíferos nas nossas vidas? Com o leite e carne fazemos inúmeros tipos de refeições, além de eles serem peça chave na economia rural de um país. Eles fazem parte uma subfamília de mamíferos chamada de artiodáctilos bovídeos. E acreditem se quiser, existem mais de 24 espécies de bovinos, agrupada em nove gêneros.

Mas qual seria a diferença entre eles? O mais interessante é que, a diferença do boi para o touro é uma coisa, podemos dizer, simples. O boi, nada mais é que o macho da vaca que foi castrado e o touro é o macho que não foi castrado. A diferença é que o touro é usado nas criações de gado bovino para cruzar com as vacas, aumentando o rebanho por meio da reprodução. Já o boi pode ser usado em serviços (como, por exemplo, para arar a terra) ou como gado de corte.

Agora, quando você visitar uma fazenda vai saber a diferença entre cada um. Só vai ficar na dúvida entre cabra, carneiro, cabrito e bode. Mas aí, já é outra história.

 

10 Comentários

  1. leide daiane
    Postado em 8 de abril de 2014 às 16:59

    “muito bom”!

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:48

      🙂

  2. Juninho
    Postado em 18 de janeiro de 2016 às 21:32

    Também o Touro é Um “Boi” Que Os Criadores Engordam Para Corte Também,e Geralmente Os Criadores Só Criam Touros Quando Não Nascem Gabiru

    • Bloguito
      Postado em 2 de março de 2016 às 17:15

      Oi Juninho, não sabíamos desse detalhe do gabiru. Vamos pesquisar mais. Quem sabe não fazemos outro post? 😉

  3. Fabio
    Postado em 24 de fevereiro de 2016 às 13:05

    Castrar o animal? Qual sentido da vida dele a partir disso?
    Afinal, o animal só se alimenta e reproduz, não tem outro prazer!
    Eu não poderia ser fazendeiro!

    • Bloguito
      Postado em 2 de março de 2016 às 16:55

      Oi Fabio, pois é. A diferença entre um boi e o touro é essa. E nem todo mundo tem dom para ser fazendeiro. Se você não concorda com a castração, é melhor não criar gados como meio de vida.

  4. Ivanize
    Postado em 12 de junho de 2016 às 1:51

    Ótimo post. Adorei

    • Bloguito
      Postado em 21 de junho de 2016 às 17:54

      Que bom que você gostou! 😀

  5. Renadson Augusto
    Postado em 4 de julho de 2017 às 22:39

    Oi! Adorei a matéria! Acho o máximo quando o autor deixa o texto descontraído, como verificamos no começo e no fim deste!

    Sou estudante de Graduação em Gestão de Agronegócio e, acreditem, essa informação não tinha no meu material didático! rsrs

    Agora me deixem ir, porque a pecuária bovina é imensameeeeeente complexa e cheia de coisas pra estudar. Abraços!

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:17

      Oi Renadson! Que bom que a gente te mostrou um assunto que tem tudo a ver com que você estuda. Feliz por ter te ajudado. 🙂

Postar um comentário

*
*