Curiosidades

O que faz a agropecuária e a pecuária?

A agricultura existe desde os primórdios, ainda na pré-história e é a responsável em cultivar a terra para obter produtos para a alimentação das populações. Mas e o que vem a ser a pecuária e a agropecuária?

Enquanto a agricultura cultiva plantados na terra, a pecuária inclui técnicas utilizadas para criação e reprodução de gado, ou seja, animais para fins econômicos, tais como bovinos, ovinos, caprinos, suínos, galináceos e bufalinos. Estes abastecem o mercado para produção de laticínios, ovos e carnes para consumo e couro, entre outras atividades e produtos. A atividade inclui ainda a pecuária de lã; equinocultura; apicultura (criação de abelhas) e a piscicultura (criação de peixes).

Já a agropecuária é uma mistura da agricultura e a pecuária, ou seja, está associada tanto ao cultivo de vegetais, quanto de animais, e ambos para o consumo e fornecimento de matéria-prima para vários fins, como fabricação de roupas, remédios, etc. Ela corresponde a 8% do PIb Brasileiro, gerando emprego para uma parte da população, alcançando cerca de 10%. A agropecuária produz leite, ovos, grãos, frutas, verduras, entre diversos outros produtos.

Postar um comentário

*
*