Curiosidades

Qual o significado de SOS, etc., www…?

Muitas vezes escrevemos ou falamos expressões que não sabemos como surgiram e qual o real significados delas. Mas hoje vamos tirar essas dúvidas. Vamos começar pelo famoso SOS. Ele é o código universal de socorro, isto é, você pode utilizar ele no mundo todo. Ele é usado como mensagem para alertar quando alguém está em situação de perigo de vida e necessita de auxílio o mais rápido possível.

O Et cetera, muito usado na sua forma abreviada, isto é, como etc, tem origem latina que significa “e os restantes” ou “e outras coisas mais”. É normalmente utilizada no fim de uma frase para representar a continuação lógica de uma série ou enumeração.

WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português. O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet. A tradução literal de world wide web é “teia em todo o mundo” ou “teia do tamanho do mundo”, e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

Eureca é uma expressão também muito usada. Ela é de origem grega e significa encontrei, achei ou descobri. A expressão é atribuída ao matemático Arquimedes, que viveu por volta do ano 200 antes de Cristo e teria gritado “Eureca!” quando descobriu o peso específico dos corpos. Na língua portuguesa, a palavra só foi incorporada em 1899. Apesar de algumas pessoas a escreverem com k (eureka), o correto é com a letra C.

Postar um comentário

*
*