Atividades Curiosidades Dicas

Quem quer pão?

layout_facebook_140701_3

“Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!”.
Assim diz a letra da música. Mas é verdade, quem resiste a um pão quentinho? O pão é um alimento simples que já faz parte da alimentação de todo mundo. Dizem que foram os egípcios os primeiros a criarem o pão, há milhares de anos antes de Cristo.

E para que tenhamos essa delícia todos os dias em nossa casa, uma pessoa é a responsável: o padeiro ou panificador. Ele é quem faz o pão nosso de cada dia, que nos traz alegria e mata nossa fome de forma tão básica. E este profissional tem uma data comemorativa especial, é dia 8 de julho. A data é comemorada no mesmo dia de Santa Isabel, que é a padroeira dos panificadores.

O povo conta que isso se deu por conta de um fato acontecido em Portugal, por volta de 1333. Era um período de muita fome no reinado de Dom Diniz. Sua esposa, a rainha Dona Isabel, era uma mulher de bom coração que tinha o hábito de distribuir pães com os pobres. Mas naquela época a crise deixou a situação mais difícil e ela mandou buscar trigo de outra regiões para alimentar o povo, tudo sem o conhecimento do rei.

Eis que um dia o mesmo chega de repente e ela esconde os pães que tinha nas mãos em seu avental. O rei perguntara o que ela ali tinha e ela responde olhando para os céus, meio que suplicando ajuda a Deus, que eram rosas vermelhas. Mas a época não era propícia para a existência das rosas. Assim sendo, o rei manda que ela mostre as rosas, e eis que quando ela abre o avental, caem rosas vermelhas e perfumadas. E o povo gritou milagre, milagre! E o rei caiu de joelhos e beijou suas mãos. E dizem que por isso ela se tornou a padroeira dos panificadores.

E o hábito de se comer pão apesar de antigo, foi levado pelos gregos para a Europa, e logo tornou-se o principal alimento dos romanos. Aqui no Brasil, o costume se popularizou através dos italianos no século 19. Apesar de os portugueses colonizadores terem trazido pra cá antes, os brasileiros só consumiam o beiju, feito de farinha de mandioca.

E que tal preparar um pão fresquinho em casa? A receita é fácil e pode ser feita junto à garotada. Confira:

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
15 g de fermento biológico
1/2 copo (tipo requeijão) de açúcar
1/2 copo (tipo requeijão) de óleo
2 copos de leite morno
1 pitada de sal
2 ovos
Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador, deixando a farinha por último (fica uma massa mole)
Untar duas formas para pão e despejar a massa igualmente em cada forma
Deixe crescer por quarenta minutos
Pré-aqueça o forno por 15 minutos
Asse os pães por 40 minutos

Fonte da receita: http://www.tudogostoso.com.br/

Postar um comentário

*
*