Dicas

Tecnologia pode influenciar habilidades cognitivas

A afirmativa do título desse post foi constado através de uma pesquisa que envolveu 583 crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O estudo mostrou que o uso de jogos eletrônicos durante 20 minutos por semana, em um período de quatro meses, melhorou o rendimento delas em leitura e Matemática, em comparação com as demais, que não utilizaram jogos.

Os quatro jogos utilizados foram elaborados especificamente para a pesquisa. O primeiro tinha como objetivo trabalhar a atenção focada, a inibição de resposta, a flexibilidade cognitiva e memória de trabalho, ou seja, a Função Executiva de maneira geral. O segundo, abordou a formação de categorias como letras, números, animais, plantas, entre outras. O terceiro, reconhecimento de padrões, tais como padrões de cor, geométricos e numéricos. O quarto jogo buscou explorar a memória de trabalho, solicitando a recuperação de sequências numéricas, grupos de objetos ordenados e também distribuídos espacialmente.

Funções Executivas – Apesar de existir uma série de divergências entre os teóricos que investigam as Funções Executivas, a maioria admite que existem pelo menos três categorias de funções executivas: o autocontrole, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva.

  1.  O autocontrole, também chamado de Inibição do comportamento, compreende a capacidade de conseguir resistir contra a vontade de fazer algo tentador para privilegiar uma outra ação desejada. Essa Função ajuda as crianças a permanecerem atentas e concentradas durante a realização de suas atividades, a agirem de forma menos impulsiva e a pensar antes de agir.
  2.  A memória de trabalho ou memória operacional consiste na capacidade de conservar várias informações simultaneamente na mente.
  3.  A flexibilidade cognitiva, de maneira geral, envolve a habilidade de adaptar-se às exigências de um determinado contexto e a pensar de forma criativa para solucionar demandas variadas.

É possível notar que os jogos estimulam os alunos a experimentar, em um contexto controlado, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. E esse desenvolvimento é fundamental para a vida de hoje, onde as informações chegam cada vez mais rápido.

Postar um comentário

*
*