Dicas

Uma delícia chamada leite condensado

Quem nunca abriu uma lata de leite condensado, meteu a colher, comeu, fechou os olhos e se deliciou? Pois é, quem não ama o leite condensado e as maravilhas que podemos fazer com ele? Mas pra que a gente possa se deliciar, alguém teve o trabalho de inventar. Mas como será que ele foi criado? Quem inventou essa delícia? Para responder a estas perguntas a gente foi pesquisar!

Ele inicialmente surgiu a partir das experiências do francês Nicolas Appert, por volta de 1820, ao pesquisar sobre esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas. A ideia era preservar o produto por mais tempo, uma vez que naquela época não havia geladeira e o produto era de difícil conservação e se estragava com facilidade. Mas o produto só foi aprimorado em 1828, quando o outro inventor francês chamado Malbec aplicou o método ao leite fresquinho tirado da vaca.

O método se espalhou pela Europa, mas foi em 1853 que chegou aos Estados Unidos, trazido por Gail Borden, que logo patenteou a forma de fazer, três anos depois. E o maior uso do leite condensado foi na guerra civil americana. Dizem que os soldados misturavam o produto à água para tomar como leite fresco. E o sucesso foi tanto que, no final do século XIX, teve seu método aprimorado, fabricado e comercializado em latas.

E sabe como ele é feito? O leite é centrifugado com o intuito de eliminar impurezas, depois é pasteurizado, aquecido a 75 °C durante 20 segundos. Em seguida é adicionado o açúcar, que nada mais é do que uma espécie de conservante natural; para então ir para um evaporador a vácuo com temperaturas entre 50º e 70 °C, para ter toda a água retirada, ou seja, evaporada. Ele é resfriado e, por fim, é colocada a lactose em pó.

Entre os séculos XIX e XX, ele tornou-se um sucesso e amado pelo mundo todo. Nesta época era utilizado no preparo de alimentos infantis, pois era usado como leite ao ser diluído em água. Eis que acabou virando ingrediente para o preparo de deliciosas receitas de sobremesas. Aqui no Brasil o leite condensado foi o grande protagonista no preparação de pudins e brigadeiros, sendo um produto indispensável nas receitas de festas infantis. A marca que primeiro deu nome ao produto foi o Leite Moça, da Nestlê, e por isso a partir de 1937 acabou virando sinônimo de leite condensado.

Postar um comentário

*
*