Curiosidades

Urso gosta mesmo de mel?

Desde criança, a representação que temos ao pensar em um urso é que ele gosta de mel e peixe. Afinal, é o que sempre vimos nas historinhas em filmes e desenhos animados. Mas será que isso é verdade?

Os ursos são animais onívoros. Com exceção dos ursos polares, que se alimentam exclusivamente de carne. Em geral, os ursos se alimentam de peixes, vegetais, pássaros, etc.

Eles também apreciam bastante milho, repolho, batata. Mas não abrem mão e uma iguaria: o peixe salmão. Em alguns habitats, eles preferem comer carniça (que nojo!).

E, sim, é verdade que além de tudo isso eles a-d-o-r-a-m mel. São capazes de subir em árvores em busca de colmeias para se deliciar com mel. Mas vale destacar que cada espécie tem sua peculiaridade. Ao todo são oito espécies de urso:  urso-negro-asiático, urso-negro, urso-pardo, panda-gigante, urso-beiçudo, urso-de-óculos, urso-malaio e o urso polar.

Como podemos ver, são bichos selvagens com uma dieta bem variada. Apesar de bonitinhos nos desenhos, são bichos enormes que podem pesar quase uma tonelada e alcançar três metros de altura.

Por sua vez, o urso-polar, que vive no Ártico, se alimenta de focas-aneladas, focas-barbudas e às vezes de belugas, narvais e morsas jovens. Na época do verão, também se alimentam de bagas, algas e grama.

Postar um comentário

*
*