Curiosidades

Sorvete: uma preferência internacional

Apesar de ser o início da Primavera, o calor vem tomando conta de algumas cidades. E em meio à essa temperatura tão quente, o nosso desejo, além de água, é de nos refrescar com alguma delícia. De preferência um delicioso sorvete. Por sinal, por falar nele, existe um dia para comemorar esta sobremesa, que é uma das mais consumidas no planeta, e sua preferência independe de cultura ou nação. O sorvete agrada a todos. O Dia Nacional do Sorvete é celebrado neste mês de setembro, mas precisamente dia 23.. E foi a Associação Brasileira de Indústrias e Sorvete (Abis) quem criou a data, a fim de incentivar o consumo da guloseima.

Algumas fontes apontam que ele foi criado por chineses, por volta do ano 1000 a.C. Também fala-se que um cozinheiro usou flocos de neve para produzir uma sobremesa diferente. Outras dizem que foi Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), rei da Macedônia, quem introduziu o sorvete na Europa. Trazido do Oriente, era misturado à salada de frutas, com mel e era armazenado em potes de barro, que eram enterrados no chão e mantidos frios com a neve do inverno. Sorvete é uma palavra de origem árabe, que vem da palavra sharbat, e significa bebida fresca.

No final do Século 19, sorveteiros norte-americanos criaram as famosas receitas como sundae, banana split e ice cream soda, que tornaram-se símbolos daquele povo. Mas foi em 1904, em maio à Feira Mundial de St. Louis que foi inventada a casquinha.

Fato é que toda criança adora, mas os pais devem ficar atentos, pois alguns tipos de sorvete possuem alto índice de gordura saturada e hidrogenada. Por isso, o mais recomendado é oferecer à criançada os que são à base de frutas e iogurte, a exemplo do Frozen Yogurt, é mais saudável, com menor teor de gordura. Como já falamos, é possível usar a criatividade e fazer com o sorvete o que bem entender: banana split (servido com uma banana), Milk shake (batido com leite), Petit gateau (servido com um bolinho de chocolate), vaca preta (batido com coca-cola) ou o ice cream soda (batido com soda limonada).

E, para comemorar a data, que tal preparar uma sobremesa? Para estimular seus filhos a comerem frutas, o ideal é sugerir uma banana Split ou servir com salada de frutas, para ficar mais saudável. E você pode fazer a banana Split em casa. Anote esta dica de receita, a seguir:

Receita de Banana split

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de castanha de caju picadas

1 bola de sorvete de creme

1 banana nanica

1 bola de sorvete de morango

1 bola de sorverte de chocolate

2 colheres (sopa) de cobertura de morango

2 colheres (sopa) de cobertura de caramelo

2 colheres (sopa) de cobertura de chocolate

2 colheres (sopa) de creme de chantilly

Balinhas de goma ou cerejas ao marasquino

MODO DE PREPARO

Corte a banana ao meio no sentido do comprimento e acomode as duas metades nas laterais de uma taça para banana Split. Distribua uma bola de sorvete de morango, uma de creme e uma de chocolate

Cubra o sorvete de morango com a cobertura de morango, o de creme com a de caramelo e o de chocolate com a de chocolate. Coloque o chantilly num saco de confeitar e espalhe-o entre as bolas de sorvete, polvilhe com as castanhas de caju e decore com as balinhas ou com as cerejas.
Receita tirada daqui: http://www.tudogostoso.com.br/receita/16581-banana-split.html

Postar um comentário

*
*