Atividades Dicas

Receita fácil de sorvete. Ótima dica para refrescar no verão

O brasileiro já está acostumado com o calor, principalmente quem mora no Norte/Nordeste do país. E é no verão que o clima “pega fogo”. Nessas horas, nada melhor do que tomar um bom sorvete. Além de gostoso, ele refresca os nossos dias. Para quem gosta de descobrir novas receitas e ser o “mestre cuca” da casa, nós temos uma sugestão super simples: sorvete de baunilha com apenas cinco ingredientes. É uma ótima pedida para fazer com o seu filho e tornar o seu final de semana mais divertido e saboroso.

Vamos aos ingredientes:
1/2 xícara (120 ml) de leite gelado
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 lata de leite condensado
1/8 colher (chá) de sal
475 ml de creme de leite sem soro ou fresco
Modo de preparo

Como preparar:
Misture o leite, a baunilha, o leite condensado e o sal. Reserve.
Bata o creme de leite até formar picos firmes. Misture o creme de leite ao leite condensado.
Despeje o sorvete num refratário baixo com capacidade para 2 litros. Congele por 2 horas, mexa o sorvete com uma colher e congele por mais 2 horas. Sirva a seguir ou guarde em um recipiente fechado no congelador. O tempo total do preparo é de 10 minutos, mas ele só fica pronto para ser consumido depois de 4 horas no congelador.

Curiosidade sobre o sorvete: Pouca gente sabe, mas o sorvete é uma criação chinesa. E é bem antiga! Ele foi criado há quatro mil anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente, a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão. Mas essa delicia se espalhou pelo mundo por conta do veneziano Marco Polo. Em 1271, em uma viagem à China, ele encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas foram levadas por ele para a Itália, mas foi só em meados do século XVI que o sorvete ganhou o mundo. Isto porque, o cozinheiro Buontalenti introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes – a primeira sorveteria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, já existiam mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa.

Fontes: Allrecipes e Mundo Estranho

Postar um comentário

*
*