Curiosidades Dicas Entrevistas

Vamos fazer pizza?

Não existe uma comida que tenha mais fãs que a pizza! Por ser servida em diversos sabores, não tem como não apreciá-la. E como no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza, não posso deixar de falar sobre esta data. E para deixar o nosso Bloguito mais saboroso, eu entrevistei o chef Paulo Carvalho, que é especialista em pizza. Hum… vocês vão adorar a receita que ele nos passou!

Varejito: Qual é a origem da pizza? Ela é realmente italiana?

Paulo Carvalho: Muitos dizem que os romanos inventaram a pizza. Ou os egípcios. E até mesmo, os gregos. Sua origem é tão antiga que fica difícil dizer quem é o real inventor dessa iguaria! Conta-se que em Roma, antes de Cristo, os nobres comiam uma espécie de pão, que ia ao forno, misturado com ervas e temperos. Já no Egito, no aniversário do Faraó, era servida uma massa achatada temperada com ervas. Mas a versão mais tradicional da pizza que hoje saboreamos vem de Nápoles, na Itália. No ano mil, um dos alimentos mais populares entre os pobres do Sul da Itália eram círculos de massa cobertos com ervas e especiarias, a “picea”, ou seja, um disco de massa assada com ingredientes por cima. Com o descobrimento da América, a Europa tomou conhecimento do tomate, que passou a ser incorporado em praticamente todas as receitas de pizza.

Varejito: Por que a pizza é redonda e não quadrada? Existem outros formatos de pizza?

 Paulo Carvalho: Originalmente, a pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Assim, para evitar desperdícios da massa a forma redonda foi adotada, facilitando também a divisão dos retalhos todos iguais. Esta forma também facilitava o seu manuseio nos fornos à lenha, fazendo com que as pizzas ficassem assadas todas por igual. Hoje existem diversos formatos de pizzas. Existem as quadradas, os cones, também formatos de bichinhos, em forma de coração, e todos os outros que a imaginação permitir.

Varejito: Pizza engorda?

Paulo Carvalho: Como é um alimento rico em carboidratos e proteínas, se torna bastante calórico. Se for consumido em grandes quantidades engorda sim.

 Varejito: Quais os sabores tradicionais de pizza?

Paulo Carvalho: Na Itália as mais tradicionais são: muçarela e marguerita. Aqui no Brasil ela sofreu influência de várias etnias. E além das italianas as mais consumidas são: portuguesa, calabresa, mista (queijo e presunto), frango com catupiry, quatro queijos, napolitana (alho frito) e camarão.

Varejito: Quais os sabores mais consumidos?

Paulo Carvalho: A muçarela, por agradar todos os paladares e a marguerita por ser a pizza mais conhecida no mundo, devido a sua origem.

 Varejito: A pizza brasileira é igual a pizza italiana?

Paulo Carvalho: Como o Brasil é muito extenso e recebemos influencias de várias nações, a nossa pizza é um pouco diferente da italiana na maioria das situações. Geralmente usamos um disco de massa mais grosso que na Itália.

Varejito: Você poderia nos ensinar uma receita de pizza?

Paulo Carvalho:

Receita da massa:

200 ml de leite
1 ovo
20 gramas de fermento biológico
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
300 ml de água gelada
1 kg de farinha de trigo

Obs: essa quantidade de ingredientes é suficiente para fazer cinco massas do tamanho grande, 35 cm.

Modo de preparo:

Dissolva o fermento com açúcar até ficar na forma pastosa. Em seguida, misture o leite, ovo, azeite e a manteiga. Junte tudo ao fermento. Misture a farinha de trigo e o sal em um recipiente grande. Agora, misture com a farinha de trigo e vá, aos poucos, acrescentando a água gelada. Bata a massa até ficar uniforme, soltando facilmente da mão. Divida o bolo de massa em cinco porções, na forma de bola, e deixe descansar por, aproximadamente, cinquenta minutos. Depois desse tempo, a massa está pronta para ser aberta, recheada e assada. Bom apetite!

 

 

Postar um comentário

*
*