Curiosidades Dicas

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Os pais sempre se preocupam com o que o filho leva à boca. Mas, na correria do dia a dia, terminam optando por comidas mais práticas, por mais que saibam que frutas, verduras e fibras precisam fazer parte da alimentação dos pequenos. Para que você entenda o que você está levando para dentro de casa, pesquisamos algumas substâncias bem comuns nos alimentos industrializados: estabilizantes, aromatizantes, conservantes e corantes.

O biscoito está crocante? O bolo está fofinho? Isso é resultado dos estabilizantes. Eles são utilizados nos alimentos para manter a aparência e condições físicas dos alimentos. São usados em conservas, doces, laticínios, pães, massas, biscoitos, sorvetes e alimentos processados em geral.

Os aromatizantes dão a sensação de que o alimento é mais “gostoso”, já que aumentam o sabor e o cheiro artificial, como em salgadinhos, que apresentam sabores variados artificiais como frango, churrasco e cebola, por exemplo. Tem pessoas que comem tanto alimento artificial, que ao comer um natural acham que a comida está “sem gosto”.

Já os conservantes, como o nome já diz, aumentam a vida útil do alimento e evita alterações decorrentes de microorganismos. Os conservantes sempre foram usados pelo homem, mesmo que de forma natural, como o sal. Atualmente, porém, grande parte dos conservantes usados em produtos alimentícios prontos é obtida a partir de processos químicos.

E para finalizar, o corante. Ele é o responsável por deixar a comida mais bonita. Mas atenção, nem tudo que tem cor vistosa é saudável. O melhor mesmo é fugir de alimentos coloridos demais e com cores muito artificiais. Além das reações alérgicas, que podem atingir qualquer pessoa, estudos recentes apontam que corantes e conservantes podem estar relacionados à hiperatividade e a distúrbios de concentração em crianças.

Agora que você já sabe como cada substância age nos alimentos, que tal evitar ao máximo esse tipo de comida? A saúde do seu filho e da sua família agradece.

Postar um comentário

*
*