Curiosidades

Você sabe o que é um romance de formação?

Você já ouviu o termo “romance de formação”? Se não, presta atenção nesse post que vamos explicar um pouco sobre essa categoria da literatura. O romance de formação é aquele livro em que a trajetória do herói (ou anti-herói em termos mais pós-modernos) é marcada por um conjunto de experiências fundamentais que acabam moldando a sua personalidade.

O texto é carregado de “vivência do personagem”. Traumas da infância, desajustes familiares, reveses amorosos, sonhos abortados, ideais políticos traídos, dificuldades de enfrentamento da realidade, descompasso entre a idealização e as circunstâncias concretas que nos são oferecidas, perdas irreversíveis, auto-análise. As situações citadas são as mais frequentes enfrentadas pelo herói da narrativa de formação.

Esse tipo de romance se afirma como gênero literário por excelência no século XIX. No seu despontar, no XVIII, as histórias de formação são frequentemente vividas por um herói que narra seus próprios descaminhos. No XIX, o século que viu surgir Balzac, Flaubert, Dostoievski, Turgueniev e Machado de Assis, entre tantos outros mestres, desloca o narrador, em geral, para a terceira pessoa. No XX, voltamos a encontrar com frequência o narrador problemático de primeira pessoa, não raro acrescido de uma dose de afeto, revelando-se como herói em crise.

3 Comentários

  1. TERZINHA MATOS DE SÁ
    Postado em 13 de maio de 2015 às 22:07

    Gostei muito da matéria.Os epos são outros agora,mas quando eu era estudante minha matéria preferida era a íngua Portuguesa.
    Estudei,me formei,fui professora durante vinte e cinco anos. Hoje estou aposentada e continuo estudando.Quando leio informações desse tipo,me empolgo!
    Agradeço pela atenção!

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 14:08

      Terezinha, você não sabe como nos deixou feliz com o seu depoimento. E não importa a idade, estudar é uma coisa que vale sempre a pena. Todo dia é dia de aprender. Parabéns por manter a curiosidade viva dentro de você.

  2. TERZINHA MATOS DE SÁ
    Postado em 13 de maio de 2015 às 22:07

    Acima,eu disse “Os tempos”

Postar um comentário

*
*