Curiosidades

Você sabe o que foi a Revolução Farroupilha?

Ela foi uma das revoluções mais importantes na história do Brasil, retratada em minisséries, no cinema e em romances da literatura brasileira. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, ela aconteceu no período de 1835 a 1845, no Rio Grande do Sul, sendo a mais longa e sangrenta da história.

A revolução aconteceu durante o período Regencial e ganhou relevância devido à longa duração. Teve a participação da elite gaúcha, entre eles, fazendeiros de gado. Estes, por sua vez, tiveram apoio da população mais pobre, que entrou na luta. Liderada por Bento Gonçalves, a guerra também contou com nomes de destaque como italiano Giuseppe Garibaldi.

A guerra se deu por conta da alta taxa de impostos cobrada pelo governo sobre diversos produtos, a exemplo da charque da região, carne seca típica brasileira, do sal, que era o produto base para a fabricação da mesma, além da erva-mate, couros, graxa, entre outros insumos. A charque era o principal alimento oferecido aos escravos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. E, enquanto o produto brasileiro tinha alta taxação de impostos, o que era produzido por uruguaios e argentinos tinha uma taxação menor.

Alguns fatores também foram motivo da revolução, tal como a insatisfação pela criação da Guarda Nacional, e com o fato do governo ter se negado a contribuir com os prejuízos causados por uma praga de carrapatos que tomou conta do gado na época, entre outros mais. O conflito chegou, inclusive, a cogitar a proclamação da República Rio-Grandense, gerando um movimento separatista, conhecido como República de Piratini. A revolução acabou depois que houve negociação entre os estancieiros gaúchos e o governo.

Postar um comentário

*
*