Dicas de Leitura

Ciências, narrativas literárias e obras cinematográficas

layout_facebook_141125_4

E já que a semana começou falando em ciência, a primeira sugestão é o Química em casa –Projeto Ciência, deBreno Pannia Espósito. O homem moderno preocupa-se cada vez mais com sua saúde e sua qualidade de vida. Prova disso é a busca cada vez mais difundida por uma alimentação natural, baseada em frutas, verduras e cereais sem agrotóxicos, isto é, sem “química”.

quimica_em_casa

Mas será que a “química” é realmente tão prejudicial à saúde? Afinal, algumas substâncias totalmente artificiais salvam diariamente milhares de vidas… De modo claro e objetivo, Química em casa procura levar os leitores a refletir sobre a presença da química em nosso dia a dia. Para tanto, a obra relata fatos muitas vezes curiosos, sempre procurando relacionar essa ciência com higiene, beleza, moda, alimentação, enfim, com boa parte do mundo que nos cerca.

o_livro_errado

Em seguida na divertida obra do premiado autor Nick Bland – O Livro Errado, o garoto Nicolas Icle tenta contar uma história, mas a cada vez que o pequeno inicia a contação um novo personagem invade a narrativa. E é assim com um elefante, alguns monstros, uma rainha e sua comitiva, um pirata… Não adianta avisar a ninguém de que eles estão no livro errado, pois outros personagens continuam surgindo! Será que o garoto irá conseguir contar sua história antes que o livro termine?

a_invencao_de_hugo_cabret

Por último, uma grande referência literária, A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick virou obra cinematográfica dirigida por Martin Scorcese, foi recordista de indicação e ganhou cinco prêmios no Oscar em 2012. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar – escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato – ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história, que, narrada por texto e imagens, procura misturar elementos dos quadrinhos e do cinema.

 

Postar um comentário

*
*