Curiosidades

Como a cola consegue colar?

Você gosta de fazer colagens com revistas? Colar figurinhas? Deixar recadinhos colados na geladeira? Bom, tudo isso é possível devido a uma grande descoberta: a cola!

Há indícios de que ela tenha sido “inventada” ainda na Pré-História, quando os povos primitivos faziam arte rupestre e produziam uma tinta feita à base de sangue, ovos e frutas, mas aos poucos perceberam que a mesma tinha uma fixação. Posteriormente, o povo egípcio adicionou outros elementos, como ossos.

Nos dias de hoje, existem vários tipos de cola, a feita com água e as sintéticas, feitas com solventes e as que reagem quimicamente com o ar.

Antigamente, as mães faziam cola em casa, que era feita com maisena – amido de milho – ou farinha de trigo e água.

Que tal fazer sua própria cola e inventar mil brincadeiras, fazer colagens e artesanato com papel? Quer aprender a produzir em casa? Anote a receita. Você vai precisar de uma xícara de farinha de trigo, meia xícara de água fria e 1/8 colher de chá de sal. Coloque a farinha e junte a água aos poucos para formar uma pasta grossa. Logo depois, adicione o sal e misture bem. Agora é só colocar num potinho ou tigela e aplicar com pincel em suas colagens.

Postar um comentário

*
*