Dicas

A importância do cão-guia na vidas pessoas com deficiência

Não é de hoje que se sabe que os animais são de grande importância na vida de pessoas com deficiência. Muitos são utilizados no tratamento, qualidade de vida e reabilitação das pessoas. Principalmente, na acessibilidade, como é o caso do cão-guia. Eles são bons amigos de pessoas com deficiência visual e as conduzem para andar nas ruas, pela cidade.

Eles são tão importantes na vida destas pessoas, que a entrada deles em estabelecimentos e transportes públicos é permitida, além de restaurantes, bibliotecas, supermercados, igrejas, etc. Nos ônibus, por exemplo, há um espaço para que pessoas com deficiência visual possam transportar e acomodar seu cãozinho junto.

Com o cãozinho de lado, estas pessoas conseguem ter mais segurança e agilidade em seu dia a dia, pois os animais ajudam a atravessar ruas, subir calçada, desviam de obstáculos, buracos e qualquer outro impedimento. Estes cães são treinados para serem olhos e ouvidos destas pessoas. São orientados a andar em linha reta e saber quando tem algum impedimento que possa prejudicar seu dono. E eles desobedecem e não seguem o comando caso haja algo que possa colocar seu dono em perigo.

E sabia que existem cães que servem como guia não somente para pessoas cegas? Eles também ajudam pessoas com problemas auditivos, auxiliando, inclusive em atividades domésticas como a campainha, o bebê chorando, o telefone, entre outros. Há casos de cães que são parceiros de pessoas com doenças mentais e até de cadeira de rodas. Para ter um amiguinho como guia, é preciso procurar alguma instituição na área específica da deficiência, ou até mesmo órgãos governamentais para ter acesso. Porém, há empresas privadas que fazem este treinamento e oferecem este serviço.

Postar um comentário

*
*