Curiosidades

Aquecimento do mar derrete grande geleira

layout_facebook_150203_2As diversas mudanças climáticas estão afetando o planeta de diversas maneiras. Isso já é um fato real. Só que agora estão atingindo lugares que, para os cientistas, não sofreriam interferências nem tão cedo. Esse é o caso da geleira de Totten, na Antártica. Ela é considerada uma das maiores do mundo, com 120 km de comprimento e 30 km de largura. A Totten está derretendo devido ao aquecimento do mar.

Este fenômeno demonstra a vulnerabilidade da região e seu papel no aumento da elevação dos oceanos. Os cientistas esclarecem que estas são as primeiras mensurações de temperaturas das águas da região, localizada a cerca de 3.200 km ao sul da ilha australiana de Tasmânia. Imagens de satélite já haviam provado que Totten está derretendo, mas um novo estudo demonstrou a hipótese de que águas aquecidas a estão liquefazendo as fundações da geleira.

Os cientistas pensavam que as geleiras do leste da Antártica não seriam atingidas pelo oceano porque estavam muito longe das águas quentes. “Mas agora, pela primeira vez, temos evidência de que elas chegaram lá”, explicou Steven Rintoul, chefe de uma expedição que, no momento, mede as águas abaixo de sua cobertura de gelo. Para a nossa sorte, a geleira não vai derreter totalmente nem tão cedo. Nem os níveis do mar no planeta não vão subir seis vezes, o que aconteceria provavelmente se ela derretesse toda em poucos anos.

Fonte: Planeta Sustentável

Postar um comentário

*
*