Curiosidades

As encantadoras bolinhas de gude

layout_facebook_140902_3

Toda criança, de um jeito ou de outro, já jogou bola de gude. Um brinquedo tão simples e interessante que já encantou muitas gerações e continua fazendo sucesso. A brincadeira é conhecida em vários países e culturas. E aqui no Brasil, dependendo do lugar pode levar diversos nomes. Por exemplo, no norte do Rio de Janeiro se chama baleba; no Paraná é bola de búrica; na região de Santa Catarina que faz fronteira com o Paraná é búrica; em Alagoas é chimbre ou ximbra; em Belo Horizonte (MG) é bulinha; e no Rio Grande do Sul é conhecida por bolita.

Os nomes são muitos, mas a diversão é uma só. Chegou aqui no Brasil trazida pelos colonizadores portugueses e a palavra “gude” vem de “gode”, fazendo referência a pequenas pedras arredondadas tiradas do rio.

A brincadeira data da época do ano 3.000 a.C, e já foram encontradas nos túmulos egípcios, e no Museu Britânico existe um acervo com bolinhas da Ilha de Creta (Grécia), de 2.000 a.C., confeccionadas em materiais diversos. Os romanos faziam a brincadeira, mas usavam nozes, ao invés da bolinha de vidro. Com o passar dos anos, desde a criação elas ganharam muitos materiais, desde argila, aço, pedras como ônix, jaspe e ágata, plástico até chegar a vidro.

E jogar bolinhas de gude é muito fácil e permite variações e diversas modalidades. Podem participar crianças a partir de 6 anos. O grande objetivo é acertar as bolinhas do adversário para capturá-las. E tem gente que literalmente leva as bolinhas e coleciona um grande número. A jogada mais simples implica em fazer um triangulo no chão, pode ser de papel, giz ou na areia. Cada participante coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do triângulo, separando uma para ser a atiradora. De forma alternada, cada jogador tenta acertar uma bolinha adversária de modo que ela saia da área demarcada. E assim, lançará a sua atiradora, também do lado de fora do triângulo, com a ajuda do polegar. A bola jogada não poderá ficar dentro da área, senão o jogador perde a vez.

Que tal chamar os coleguinhas para brincar?

Postar um comentário

*
*