Curiosidades

Qual a função de um cata-vento?

Você sabe o que é um cata-vento? Ok, você vai dizer que são aqueles brinquedos que se vende nos parques, todo colorido e que rodam quando sopramos ou há um bom vento. Certo, também é. Mas ele já a representação de algo maior, e bem importante. A história nos conta que os cata-ventos foram criados na Pérsia, por volta de 9515. A.C, e nada mais são do que as hélices dos moinhos de vento. Contudo, há registros anteriores que dizem que ele foi criado bem antes, lá pela China, iraque e Egito.

Bom, o cata-vento original nada mais é do que um dispositivo que usa a energia eólica (dos ventos). Ou ainda, é uma espécie de indicador de direção dos ventos, que possuem umas setas, com um galo em cima dos telhados das casas. Há quem diga que o cata-vento é aquele engenho que move os moinhos.

Para um cata-vento funcionar, ele deve ser formado por um agrupamento de pás, dispostas lado a lado, sobre um eixo horizontal. E cada pá, deve ser levemente torcida, a ponto de parecer uma hélice. Os cata-ventos movidos a energia cinética historicamente já tiveram muitas utilidades. A força que os faz girar serviu para moer grãos, bombear água e tantas outras coisas.

Gostou de saber as funções de um cata-vento? Além de ser um brinquedinho que fira com o vento, ele já teve muitas utilidades na vida das pessoas de antigamente.

Postar um comentário

*
*