Curiosidades Dicas

Bichinhos e crianças: uma relação de amor

Quando criança eu sempre morei em casas grandes e os meus pais faziam do espaço um verdadeiro zoológico doméstico. Lembro, como se fosse hoje, os bichos que moravam conosco: cachorro, periquito, coelho, preá e codorna. Não vou negar que viver essa relação com os animais foi muito bom. Hoje, apesar de não ter tanta gente morando em casa, as pessoas estão dando um jeitinho para não deixar de ter um bichinho por perto.

Mas por que alimentamos tanto carinho pelos animais de estimação? Isso deve acontecer porque desde criança temos uma relação bem próxima com os bichos. Muitas vezes eles estão na decoração do quarto, nas roupinhas, nos filmes e livros infantis. O animal alegra o ambiente, rouba a cena, faz graça, não é verdade?

Segundo especialistas, ter um bichinho em casa é excelente para estimular a afetividade. E são devido a toda essa doação de amor e carinho, e muita alegria, que os animais são ótimas companhias para as crianças. Um exemplo é Helena Maria, 11 anos. Ela adora Lili, sua cachorrinha, que leva alegria para toda a família. “A primeira coisa que faço quando chego da escola é brincar com ela. E a brincadeira fica maior quando a Sasha, cachorrinha da minha tia, também está aqui em casa”.

Assim como Helena, Guilherme, de 6 anos, também adora animais de estimação, mas ao invés de pedir de presente um mais doméstico, como cão ou gato, ele optou pelo coelho. Pernalonga, como era chamado, terminou não passando muito tempo ao lado do seu dono, pois era muito danado. “O coelho agora está na casa da avó do Guilherme. Criar um coelho em apartamento é complicado. Ele terminou comendo uma sandália minha”, comenta Kelly Nóbrega, mãe de Guilherme, que conta a história rindo. Guilherme ficou triste, claro, mas entendeu a situação.

Mas na hora de escolher um animal, o que se deve levar em consideração? O primeiro ponto é que animal é um ser vivo e que precisa ter cuidados e ser respeitado. Depois faça a divisão de tarefas com os seus filhos. Ter um animal em casa não é só diversão. É também a hora de exercitar as responsabilidades. É preciso manter o local limpo, dar as refeições nos horários corretos, levar ao veterinário com frequência.

Não compre, adote!

As campanhas de adoção estão em alta. É que as entidades que cuidam de animais querem conscientizar a população de que o correto não é comprar um bichinho para ser seu companheiro e sim adotá-lo. A gente compra um amigo? Não! A mesma coisa é com o seu cachorrinho de estimação. Ele não pode ser visto como um produto, mas sim, como um ser vivo que necessita de amar e ser amado. Então, da próxima vez que quiser um Pet, procure os abrigos de animais da sua cidade. No Recife você pode entrar em contato com a Rede de Adoção (http://www.rededeadocao.com.br/)

Postar um comentário

*
*