Dicas Dicas de Leitura

Bienal do Livro faz homenagem ao poeta Mauro Mota e ao escritor cearense Ronaldo Correia de Brito

Além das diversas atividades que serão realizadas na VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o evento também faz uma homenagem a dois importantes escritores brasileiros. Os homenageados desta edição são o poeta Mauro Mota, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, e o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, um dos nomes de maior expressão na literatura brasileira contemporânea.

O poeta Mauro Mota é pernambucano de Nazaré da Mata e, além de professor de história do Ginásio Pernambucano, sempre colaborou para a imprensa. Trabalhou no no Diario de Pernambuco; além de ter sido colaborador literário do Correio da Manhã, do Diário de Notícias e do Jornal de Letras do Rio de Janeiro. Como poeta, destaca-se por suas Elegias, publicadas em 1952. Nessa obra figura também o “Boletim sentimental da guerra do Recife”, um dos seus poemas mais conhecidos. Sua poesia é de fundo simbólico, sobre temas nordestinos, retratando dramas do cotidiano em linguagem natural e espontânea.


O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito é considerado um dos mais importantes autores de ficção contemporânea no Brasil. Ele é o autor de “Galiléia”, consagrado romance que lhe valeu o Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais disputados do País. Ele também escreveu o espetáculo “O Baile do Menino Deus”, um dos mais encenados autos de Natal do teatro pernambucano. 

Postar um comentário

*
*