Dicas

Como descartar o óleo usado?

Todo mundo deveria saber que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, pode ser reciclado. E o mais importante, o óleo não pode ir pelo ralo, literalmente. Mas por que? No encanamento das residências existe um equipamento chamado caixa de gordura que armazena gordura proveniente das pias. A caixa de gordura normalmente é feita de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa. E quando isso acontece, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de realizar o mesmo processo nos encanamento. Outro ponto é que parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto, para um rio ou mesmo o mar.

Então, o que fazer com o óleo de cozinha? Após utilizar o óleo, você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva. É importante ter em mente que 50 mg de óleo de cozinha provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro.

Se você gosta de trabalhamos manuais, existe também a possibilidade de armazenar uma determinada quantidade de óleo e fabricar o seu próprio sabão caseiro!. Assista ao vídeo abaixo para aprender a fazer sabão com óleo de cozinha:

capa do livro Meio Ambiente - Uma introdução para crianças

Falar de reciclagem de óleo é uma forma de falar da preservação do meio ambiente. Por isso, a nossa dica para leitura é o livro Meio ambiente – uma introdução para crianças. Para os professores esse livro é muito bom. Na sala de aula ele traz muitas informações que podem ser trabalhadas pelos alunos durante todo o ano escolar, num planejamento multidisciplinar. Além de abordar o meio ambiente como um todo (água, terra, ar, fauna e flora), a seção “Descubra você mesmo” traz experimentos científicos – como dessanilizar a água, fazer um comedouro de aves com material reciclado, cultivar uma árvore, descobrir se há vazamento na casa, como produzir um raio – que estimulam a criatividade, a responsabilidade ambiental e o comprometimento com a preservação do planeta. Ao final do livro há um glossário de termos técnicos.

Compartilhe:

Postar um comentário

*
*