Curiosidades Dicas

Criança boa de garfo

Quem disse que criança só gosta de comer bobagens? Quando a comida é gostosa, ela come de tudo! Mas sabendo que tem algumas crianças, que por birra, não gostam de experimentar comidas novas, a nossa sugestão é leva-las para a cozinha.  Transforme o seu filho em um mestre cuca. Garanto que você vai conseguir conquista-lo pelo estômago!

E sabe por que é tão bom fazer o seu filho vivenciar essa experiência? É que ao preparar uma receita especial, a criança também é estimulada a comer alimentos mais saudáveis. Ao fazer a comida ela pega no alimento, sente a textura, o cheiro e também se sente especial por ter feito o prato. Como dica de receitas temos o bolo de cenoura com cobertura de chocolate ou a mousse de laranja. Hummm… é de dar água na boca. Mas é importante ficar claro para a criança que ela só pode usar a cozinha acompanhada de um adulto, assim evita acidentes domésticos.

E como fazer o seu filho comer verdura, frutas e tantos outros alimentos saudáveis? Uma dica é ir com ele na feira e mostrar os diversos tipos de legumes, verduras e frutas existentes. E para facilitar o aprendizado, faça relação com objetos do dia a dia. O brócolis, alface ou couve-flor parece muito com buquê de flores. Tudo bem, um buquê verde, mas lembra! A fruta carambola, quando cortada, tem formato de estrelas. Já a pitomba pode ser lembrada a bolas de gude. O importante é que seu filho conheça o máximo de alimentos saudáveis e como eles podem ser consumidos. Para facilitar as suas compras, pesquisamos os tipos de alimentos. Agora é só fazer a lista!

 Divisão dos alimentos:

CEREAIS (arroz, aveia, trigo, cevada, centeio).

LEGUMINOSAS (feijões, favas, lentilha, ervilha, grão de bico).

OLEAGINOSAS E SEMENTES (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, amendoim, de abóbora, de melancia, gergelim, linhaça).

FRUTAS (banana, laranja, mamão, acerola, pitomba, graviola, jaca, jabuticaba, uva, jenipapo).

TUBÉRCULOS (batata, inhame, cará, mandioca).

LEGUMES (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pimentão, tomate, beterraba).

VERDURAS (alface, rúcula, escarola, agrião, couve, couve flor, brócolis, alcachofra).

ESPECIARIAS (sal, alho, cebola, pimenta do reino, pimenta vermelha, salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, orégano, cominho, coentro, cravo, canela, noz moscada).

AÇÚCARES (açúcar branco, açúcar mascavo, melado, rapadura, mel).

ÓLEOS (de girassol, de milho, de soja, de amendoim, de algodão, de arroz, de canola, de linhaça, azeite de oliva).

Postar um comentário

*
*