Curiosidades

Como uma árvore vira papel?

Você sabia que o papel que você desenha, que faz as tarefas de casa e dos seus livros vem de uma árvore? Parece bem estranho, mas o papel é feito a partir de uma variedade de espécies de árvores, incluindo árvores de madeira dura, como a bétula e o carvalho, e árvores de madeira macia, como o pinheiro, e o abeto, além do eucalipto – a árvore de reflorestamento mais plantada no Brasil e a mais utilizada em nossa país para esse fim.

O tipo de madeira, isto é, a densidade dela determina a força e a textura do papel. Grande parte do papel produzido hoje é feito com uma mistura das fibras de madeira dura e macia, bem como materiais reciclados ou fibras de cânhamo.

A árvore é retirada na floresta (muitas vezes de reflorestamento) e levada para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

Depois de picadinhos, os pedacinhos de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Junto com os pedacinhos de madeira são colocadas algumas substâncias químicas. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose. Essa pasta passa por um processo de lavagem para retirar as substâncias químicas e as impurezas.

Após retirar todas as substâncias químicas e as impurezas da pasta de celulose, ela é levada para uma máquina chamada mesa plana, que irá transformar essa pasta de celulose em uma folha contínua e lisa sobre uma grande esteira rolante.

A grande folha, movida pela esteira rolante, passa por rolos que irão prensar, retirar o excesso de água, compactar e alisar o papel. Depois desse processo, a grande folha de papel passa por um equipamento chamado de enroladeira, onde ela será enrolada.

Depois de enrolado, o papel passa por bobinas que irão cortá-lo seguindo padrões de tamanho e gramatura. Depois, as máquinas empacotadeiras separam a quantidade de folhas em cada pacote, e colocam cada pacote em caixas.

Posteriormente, as caixas serão levadas para livrarias, papelarias, lojas de informática e supermercados, onde serão comercializadas.

Tem um vídeo bem legal do Manual do Mundo que mostra toda a fabricação do papel. Vale a pena conferir.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out