Atividades Dicas

Criança na cozinha: aprendizado e diversão

Quem disse que a cozinha é um lugar apenas para fazer comida? Pois nela você pode ensinar muita coisa legal, além de cozinhar. Então aproveite um final de semana e reúna a família para fazer uma refeição diferente: com toques de amor, aprendizado, diversão e muito sabor.

No preparo da refeição é possível ensinar as diferenças entre líquido, sólido e gasoso. Para exemplificar os três estágios da matéria você pode usar a água. O estado líquido é a nossa água de todos os dias, aquela que colocamos no copo para beber. Já quando colocar a água no congelador, ela fica em estado sólido. Durinha, durinha. E quando a colocamos no fogo, aquela fumacinha que saí da chaleira, por exemplo, é a água em estado gasoso, também conhecido como vapor de água.

Na cozinha também é possível mostrar que o óleo não se mistura com a água. Faça essa experiência. Tente misturá-las e seu filho vai ver que elas não se atraem mesmo! Isso acontece devido a composição química dos elementos. Você ainda pode ensinar sobre pesos e medidas, cuidados com o ambiente, já que é um espaço onde tem fogo e objetos cortantes, além do cozimento dos alimentos.

E já que estamos na cozinha, aproveite a oportunidade para falar sobre reaproveitamento e reciclagem. O lixo deve ser separado em orgânico, papel, plástico e vidro. E o óleo? Como já vimos, ele é um elemento que não se mistura. Então nada de jogar o óleo da panela direto no ralo da pia.  A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão! No Recife a empresa Disque Óleo Vegetal Usado faz esse trabalho. Basta ligar para o número (81) 3227.2187. A Disque Óleo também trabalha em outros Estados. Para saber mais acesse www.disqueoleo.com.br.

 

Postar um comentário

*
*