Dicas de Leitura

Da borracha ao material escolar: leituras e aventuras

Esta semana nossas sugestões estão bem didáticas, com o tema baseado na borracha da seringueira. Por isso a primeira dica é a obra Seringueira – Coleção Inspirada no Programa Um Pé de quê ? , adaptada por Fabiana Werneck Barcinski. Neste livro, você vai conhecer um pouco mais outra espécie de árvore da Floresta Amazônica, uma árvore originária da mais extensa bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, que gerou muita riqueza e disputas na história do Brasil: a seringueira.

livro_1

E já que a seringueira vem da Amazônia, a gente sugere o livro De olho na Amazônia, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Continuando seu trabalho de conscientização ambiental junto aos pequenos leitores, a autora da famosa série O mundinho inicia um trabalho de alerta à questão da Amazônia. Em formato encantador e a partir de ilustrações feitas com recorte, a autora e ilustradora mostra a biodiversidade da Amazônia, o povo que nela habita, além dos riscos de extinção das espécies.

livro_2

E como a borracha sempre fez parte do nosso material escolar, a gente indica um livro divertido. É o Meu material escolar, de Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista, autor de mais de cem livros para crianças e jovens. Em um trabalho ao mesmo tempo delicado e divertido, Ricardo Azevedo extrai poesia de um tema aparentemente prosaico: o material escolar.

livro_3

Ora, acontece que quem já foi criança deve se lembrar do prazer e da excitação que sentia no começo de cada ano escolar, diante de seu material novinho, pronto para ser utilizado. Certamente as crianças vão se divertir com essas pequenas homenagens à agenda, à caneta hidrocor, ao compasso, à tesoura, à lancheira e até mesmo ao apagador, que, como bem lembra o autor, apaga giz de lousa, mas não apaga dor nenhuma. O autor permite às crianças uma aproximação leve e prazerosa da linguagem da poesia, ao escolher um tema bastante familiar ao universo dos jovens leitores.

Postar um comentário

*
*