Dicas de Leitura

Das brincadeiras e bandeiras ao menino poeta

E por falar em bandeira, Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima é a nossa primeira sugestão de leitura da semana.

 A história fala de amadurecimento e dos obstáculos que cada indivíduo deve superar para viver melhor. Baseados em brincadeiras populares da região Nordeste, os autores criaram uma peça teatral divertida e cheia de sabedoria, que, mesmo com a aparência infantojuvenil, é escrita para todas as idades. Com uma narrativa simples e metafórica, a obra fala do desaparecimento do sol, que se escondeu deixando a terra escura e triste. O Noivo e a Noiva iam se casar à luz de uma fogueira, mas se perdem. A Boneca de Milho não amadurece em espiga e o pássaro Uanari não canta mais. Só há uma maneira de trazer a alegria de volta, realizar o casamento e dançar uma quadrilha, achando o sol. Os personagens passam por várias provas nessa busca, sem perder a coragem e o sonho.

 

Na sequência, por ocasião do centenário do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, a indicação é o livro Vinícius Menino, que reúne doze textos em verso e prosa de Vinicius de Moraes, alguns recolhidos de livros do autor, alguns inéditos. Neles, Vinícius fala principalmente de sua infância e juventude. Movido pela memória, e pela sensibilidade de um poeta que já foi menino, ele escreve sobre a casa de sua mãe, a casa de seus avós, sobre seus parentes e amigos, sobre os banhos de mar, as brincadeiras, os desafios e as aventuras. Brinca de dicionário, procurando palavras e escrevendo sobre elas. Como diz Eucanaã Ferraz, responsável pela idealização do volume: “Há muita alegria e risada, sim, mas há lugar também para a solidão, o silêncio, a dúvida e a emoção”. Vinícius menino traz um retrato inédito de um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Por último, a sugestão é o livro Saudade – Um Conto para Sete Dias, de Cláudio Hochman. A obra fala sobre palavras difíceis de definir. Um exemplo é “saudade”, palavra que nem mesmo existe em muitas línguas. Com capítulos divididos de acordo com os dias da semana, as crianças também podem descobrir a relação entre as palavras que nomeiam os dias e os astros. Vão aprender, por exemplo, que segunda-feira, em espanhol, se diz “lunes”, como uma homenagem à Lua; que terça-feira, em francês, é “mardi”, e relaciona-se Marte; que a quarta-feira, em italiano, se chama “mercoledì”, que se parece com Mercúrio, e assim por diante.

Postar um comentário

*
*