Curiosidades

Desenhos rupestres: o cotidiano do brasileiro na pré-história

O homem adora desenhar, de expressar os seus sentimentos através da arte. E isso acontece desde a infância. Os rabiscos de uma criança refletem, muitas vezes, o cotidiano dela. Para gente, o desenho é uma forma de expressão rica, cheia de cores e significados, não importa a idade.A arte é tão ligada ao homem, que há milhares de anos, foi utilizado como representação do cotidiano das comunidades, através de pinturas em rochas e cavernas. Essa manifestação artística é chamada de arte rupestre e pode ser encontrada em abrigos, cavernas, paredes e tetos rochosos, ou até em superfícies rochosas ao ar livre, em épocas pré-históricas.

O Brasil é um grande museu a céu aberto quando falamos de arte rupestre. Temos pinturas e gravuras que chegam a ter mais de 12 mil anos. Elas são encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos, que refletem o cotidiano dos homens que ali moravam. O melhor de tudo é que você pode conhecer isso de perto, pois o Parque é aberto ao público. A melhor época para fazer a visitação é no período da seca, no segundo semestre do ano. Em época de chuva as trilhas de terra ficam muitas vezes intransitáveis, e com isso o turista acaba deixando de conhecer várias áreas. No Parque da Capivara existem mais de 700 sítios arqueológicos catalogados, onde foram encontrados pinturas e esqueletos humanos, mas apenas 100 estão abertos para visitação.

Aqui em Pernambuco, temos Parque Nacional da Serra do Catimbau, que ocupa os municípios de Buíque, Arcoverde e Tupanatinga. Lá existem grandes atrações, dentre elas podemos destacar a abundância de desenhos rupestres. São pinturas realizadas em épocas pré-históricas, com mais de cinco mil anos. Foram cadastrados, até o presente, 25 sítios arqueológicos que, no estado atual das pesquisas, representam apenas um pequeno percentual da potencialidade da área em termos arqueológicos. O local também é aberto à visitação. Por sinal, muitas escolas fazem excursões para a região, assim os alunos aprendem de uma maneira única, vendo de perto achados da pré-história.

Outro estado que tem mostras de arte rupestre é Minas Gerais, na região de Lagoa Santa. Lá os desenhos têm cerca de 10.000 anos. São cenas de caça com uso de flechas e de armadilhas para apanhar animais, redes grandes com peixes, retratando a dinâmica do dia-a-dia de povos antigos. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia, Naspolini e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Norte, diversos sítios foram encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade.

Fonte de pesquisa: Portal Brasil e Portal São Francisco

2 Comentários

  1. amanda ribeiro
    Postado em 12 de abril de 2016 às 16:58

    legal fiz rapidinho para um trabalho

    • Bloguito
      Postado em 27 de abril de 2016 às 13:20

      Que bom que te ajudamos! 😀

Postar um comentário

*
*