Curiosidades

O Brasil teve pré-história?

A gente acha que a história do Brasil começou apenas quando Pedro Álvares Cabral chegou ao nosso país, em 1500. Mas não é bem assim. Nós também tivemos pré-história! A ocupação do território brasileiro é geralmente reconhecida por ter se iniciado há 60 mil anos e as correntes migratórias teriam feito com que o território todo que conhecemos hoje teria sido ocupado por diferentes comunidades há 12 mil anos. É desse período o fóssil humano mais antigo que se tem registro no Brasil.

Muito da pré-história do Brasil você pode ver na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Lá existem desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos, que refletem o cotidiano dos homens que ali moravam. No Parque da Capivara existem mais de 700 sítios arqueológicos catalogados, onde foram encontrados pinturas e esqueletos humanos, mas apenas 100 estão abertos para visitação.

Também foi lá na Serra da Capivara que foi descoberto o crânio de Zuzu, um esqueleto humano de 10 mil anos de idade considerado um dos mais importantes da pré-história brasileira. Encontrado em 1997, o esqueleto é um dos mais antigos da América do Sul, mais velho inclusive que a grande maioria das dezenas de crânios e outros ossos humanos encontrados em Lagoa Santa, em Minas Gerais, local bastante rico da nossa pré-história.

Paleoíndios – diversos arqueólogos estudam os povos da América do Sul, também chamados de paleoíndios. Eles tinham aparência física muito distinta daquela dos indígenas modernos. Com seus crânios longos e estreitos, além da mandíbula e de outros ossos da face mais projetados para a frente, os paleoíndios, encontrados em Lagoa Santa, lembram os atuais povos africanos ou os nativos da Austrália e da Melanésia, enquanto os indígenas modernos têm claras semelhanças com os povos originários do nordeste asiático, também conhecidos como mongolóides.

Postar um comentário

*
*