Comemorações Curiosidades Dicas

Filhos de Gandhy, a tradição do Carnaval de Salvador

Quando pensamos no Carnaval de Salvador vem logo em nossas cabeças os grandes cantores de axé, os trios elétricos e aquela multidão que toma conta do circuito Barra-Ondina. Sim, Salvador é isso, mas também tem muito mais. E um dos blocos mais tradicionais da Terra de Todos os Santos é o Afoxé Filhos de Gandhy.

Esse bloco foi fundando por estivadores do porto de Salvador em fevereiro de 1949. Desde a época de sua fundação até os dias atuais, o Afoxé, pioneiro da paz e com estilo próprio, não parou de crescer. Nos seus primeiros anos, o bloco tocava marchinhas até se dedicar completamente ao Ijexá, inclusive com composições próprias.

Os Filhos de Gandhy desfila pelas ruas de Salvador ao som cadenciado da nação Ijexá, ofertando ao público maçã, uvas, peras, e outros alimentos que representam a limpeza do corpo e da aura, além de perfumar as ruas com alfazema. No desfile são usadas algumas alegorias que relembram o sentimento de Mahatma Gandhi, como o elefante (símbolo da força), o camelo (símbolo da resistência) e a cabra (símbolo da vida). As roupas dos seus componentes são brancas e azuis e um turbante branco, formando um grande tapete que simboliza a paz.

Postar um comentário

*
*