Dicas de Leitura

Histórias de fogueiras, folguedos e rimas juninas

Eita que chegou o São João! E como um de nossos temas faz referência à música folclórica Capelinha de Melão, a nossa primeira sugestão é a obra Capelinha de melão, de Miriam Brindeiro, ilustrado por Lenita Costa. Maria aprendeu com a mãe uma cantiga de roda para brincar com as amigas na festa de São João. Aprendeu, também, brincadeiras e adivinhações. Assim, a festa de São João ganhou um novo brilho!

capelinha_de_melao
Ainda no clima junino, outra dica é o livro Rimas Juninas, DE César Obeid, ilustrado por Ana Souza. Neste livro os leitores poderão conhecer quais são os significados dos elementos que compõem a festa junina do Brasil. Danças, músicas, folguedos e culinária são apresentados em diversas modalidades da literatura de cordel. Para ilustrar todo o colorido do mês de junho, a cerâmica figurativa ganha belos cenários e nos transporta, em qualquer época do ano, para a alegria dos festejos juninos.

rimas_juninas

E já que junho é tempo de fogueira, a nossa última indicação desta semana é a publicação Ao Pé das Fogueiras Acesas – Fábulas Indígenas Brasileiras, de Elias José. Quem nunca ouviu histórias ao pé da fogueira? Em tempos de fogueiras apagadas, o autor mineiro fuçou na memória e catou seis histórias para fazer o leitor vibrar com as chamas de imaginárias fogueiras que ardem e aquecem mil formas de fabular e refabular.

ao_pe_das_fogueiras_acesas

São seis histórias com animais, recolhidas do acervo popular e recontadas por Elias José – O sapo com medo d’água, O jabuti e a onça, O jabuti e o elefante, A raposa e o homem, A raposa e a onça e As trapalhadas da aranha caranguejeira. São textos que enfatizam a esperteza e a inteligência nas relações animal-homem, ou animal-animal, em que os vícios e as qualidades humanas são vestimentas dos bichos. São contos que ensinam e orientam as relações entre os seres vivos, narrados em torno de um elemento que consagra a necessidade do homem em contar histórias – o fogo.

Postar um comentário

*
*