Dicas de Leitura

Leituras para gostar e entender a história

Aproveitando as férias e pensando na ideia de estimular a meninada a gostar de história, esta semana indicamos leituras dentro deste contexto. A primeira delas é o Casa Grande e Senzala em Quadrinhos, de Gilberto Freyre. Casa-Grande & Senzala teve sua versão quadrinizada publicada pela primeira vez em 1981. O texto em quadrinhos procurou manter-se o mais próximo possível do texto original. As ilustrações da primeira edição foram feitas por Ivan Wasth Rodrigues e publicadas em preto e branco. Depois, em 2000, por ocasião do centenário de Gilberto Freyre, os desenhos ganharam cor.

casa

Outra indicação é o para os mais velhos, a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. Publicado no começo do século XX, Os Sertões narra os episódios da guerra de Canudos. O épico de Euclides da Cunha ganhou adaptação primorosa do experiente Ivan Jaf. Nesta edição, reduz-se o volume de texto, mas a essência do clássico permanece.

os_sertoes

Por fim, a dica é a Coleção Histórias do Brasil Afro-Indígena – Volume 1
O Percurso é único, embora extenso e cheio de riquezas. Partimos da África e das terras brasileiras antes de 1500: Suas gentes, suas histórias, seus reinos, suas civilizações, seu jeito de viver. Passamos pelo período de expansão portuguesa e por seu significado, tanto para o continente africano quanto para aqueles que daqui faziam o seu chão.

historias_do_brasil

Revisitamos a construção de um império brasileiro escravocrata e toda luta legal ”Ilegal” para pôr fim à barbárie da escravidão. Finalizando, xontemplamos a luta pelo exercício da cidadania, que tomou forma junto com todos os movimentos da sociedade civil organizada. Ao término de quatro volumes, podemos compreender o quanto de beleza existe em nossa face brasileira, tão afro-indígena e lusa!

Postar um comentário

*
*