Dicas

Já comeu seu probiótico hoje?

Toda bactéria é ruim para o organismo humano, certo? Errado! Existem algumas que moram no nosso corpo com o objetivo de nos manter saudáveis. E muitos de nós nos alimentamos delas todos os dias: no queijo e no iogurte, que as crianças tanto adoram, e em tantos outros alimentos. São os chamados probióticos.

Antes de mais nada, é preciso entender que para ter saúde devemos manter em equilíbrio a nossa microbiota: conjunto de bactérias que moram no nosso intestino. Os probióticos contribuem para que tenhamos o transito intestinal sem problemas, aumenta a quantidade de enzimas para quebrar a lactose e mantem a defesa do nosso organismo em dia. Por isso, muitas vezes quando comemos algo que nos fez mal, e temos dor de barriga, prontamente tomamos um medicamento para balancear a flora intestinal.

Os probióticos nada mais são do que alimentos que possuem microrganismos vivos, a exemplo dos lactobacilos e bifidobactérias presentes na coalhada, iogurte leite fermentado. Mas também podem ser vendidos em cápsulas. Juntos, eles podem evitar a prisão de ventre e até o câncer intestinal. Além de alimentos, também pode ser encontrados em suplementos comprados ou manipulados em farmácias. Os probióticos também contribuem para facilitar a absorção de nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, etc. E para que nossa microbiota trabalhe direitinho é preciso alimentar o probióticos com os chamados prebióticos. Os prebióticos nada mais são do que fibras alimentares, que são os carboidratos não digeríveis, as frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS estão presentes nos alimentos de origem vegetal. E são eles a cebola, alho, tomate, banana, aveia e mel, entre outros.

De modo geral o que mantém a saúde equilibrada, ou seja, a microbiota ou flora intestinal funcionando direitinho é se alimentar saudavelmente de frutas, verduras, leites e derivados. Por isso, é importante comer alimentos ricos em lactobacilos vivos todos os dias.

Postar um comentário

*
*