Curiosidades

Qual a diferença entre os vírus e as bactérias?

Em meio a tantas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas ainda têm  inúmeras dúvidas, uma delas parece ser bem simples, mas é mais comum do que imaginamos: a diferença entre vírus e bactérias. Afinal, o que diferencia estes dois microrganismos?. A verdade é que, seja lá como for, estes dois organismos são causadores de muitas doenças e problemas de saúde que acometem os seres vivos, tanto humanos, quanto animais.

As bactérias são microrganismos vivos, compostos por uma célula única. Apesar de tudo, as bactérias nem sempre são ruins ou fatais para o ser humano, a exemplo das que vivem em nosso intestino, que são responsáveis pela manutenção da nossa flora intestinal, mantendo o equilíbrio para que não tenhamos dor de barriga. Elas se multiplicam ao se dividir e possuem metabolismo próprio. 

Mas as bactérias tem também o lado não tão bom. Elas são as causadoras de doenças como tétano, difteria, pneumonia, tuberculose, cólera, entre outras. Para tratar as bactérias, dependemos unicamente dos antibióticos, e há um tipo para cada doença.

Já os vírus, são apenas partículas infecciosas, bem menores que as bactérias, e não podem ser considerados seres vivos. Na sua maioria são mutantes e se reproduzem dentro de uma célula hospedeira. Os vírus atacam não somente os humanos, mas também os bichos e as plantas. Entre as doenças causadas por vírus podemos citar a gripe, o novo coronavírus, dengue, sarampo, Aids e hepatite, entre outros. 

Os vírus podem ser tratados apenas com antivirais, que impedem sua multiplicação, evitando que alcancem as células. Contudo, vale salientar que há casos em que os antibióticos são prescritos para tratar as infecções causadas pelos vírus, uma vez que podem enfraquecer a imunidade e facilitar a contaminação por bactérias.

O melhor caminho para combater vírus e bactérias é manter a higiene, cuidar da saúde através de uma alimentação saudável, adequada, com alimentos que promovem a imunidade, a exemplo de frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, acerola e laranja, e fazer uso de probióticos que estimulam o aumento da imunidade. Outra forma de prevenir doenças é tomando vacinas, não importa a idade (verifique se o seu cartão de vacinação está em dia). Também é sempre bom fazer uma visita ao médico, ao menos uma vez ao ano, a fim de prevenir doenças e se informar sobre os melhores cuidados a se tomar. Como anda o check up médico anual da sua família? 

Postar um comentário

*
*