Dicas de Leitura

Leituras cheias de tecnologias, robôs e receitas de Ano Novo

Essa semana a gente falou um pouco sobre inteligência artificial e sobre um dos cientistas que primeiro citaram o termo, por isso a primeira dica é dedicada a ele, com a obra A Morte e a Vida de Alan Turing, de David Lagercrantz. Em junho de 1954, Alan Turing, o brilhante matemático inglês considerado pai da computação moderna, foi encontrado morto em sua casa, na cidade de Wilmslow. A arma do crime: uma maçã envenenada. O detective Leonard Corell assume o caso e logo descobre que Turing foi condenado por ser homossexual, numa época em que isso era proibido. Apesar de estar convicto de se tratar de um suicídio, ele fica intrigado com os documentos secretos dos registros de guerra de Turing — um dos principais responsáveis por decifrar o código secreto dos alemães, algo decisivo para a vitória dos Aliados.

alan_turing

Além disso, a sexualidade de Turing parece ter causado tumulto entre os serviços de inteligência, e é levantada a possibilidade de ele ter sido chantageado por espiões soviéticos. Neste romance eletrizante, Lagercrantz recria a atmosfera paranoica e febril da Guerra Fria, em que gênios livres não eram tolerados. À medida que a curiosidade inocente do detetive Corell o leva a lugares mais sombrios, ele percebe que tem muito a aprender sobre os perigos do conhecimento proibido.

receita_ano_novo

 

E, já que estamos chegando ao fim de mais um ano, a sugestão é o livro Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade. Natal, Ano-Novo, tempo de balanço pessoal, de renovação. Sentimentos um tanto ambíguos se alternam, quando a eletricidade pelo encerramento de mais um ciclo vem acompanhada de inefável melancolia. Esse é o espírito evocado pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, selecionados por Luis Mauricio Graña Drummond e Pedro Augusto Graña Drummond, neste Receita de Ano-Novo. Com projeto gráfico exclusivo e ilustrações de Andrés Sandoval, colaborador de publicações como piauí e The New Yorker e autor de Socorram-me em Marrocos (Companhia das Letrinhas), Receita de Ano-Novo é um brinde – muito drummondiano, pois – ao final do ano. Boas festas!

os_robos_vao_roubar

Por fim, bem dentro de um dos temas abordados, indicamos o livro Os Robôs Vão Roubar Seu Trabalho, de Federico Pistono. “Você está prestes a se tornar obsoleto. Você acha que é especial, único, e que é impossível substituí-lo naquilo que está fazendo. Você está errado. Enquanto falamos, milhões de algoritmos criados por cientistas da computação estão funcionando freneticamente em servidores de todo o mundo com um único propósito: fazer o que os humanos podem fazer, mas melhor.” Este é o argumento para um fenômeno chamado “desemprego tecnológico” que assombra a sociedade moderna. Mas seria essa uma ameaça real ou apenas uma fantasia futurística? O que acontecerá conosco nos próximos anos e o que podemos fazer para evitar uma crise catastrófica nas relações de trabalho? O livro de Federico Pistono, que rapidamente se tornou um sucesso internacional, explora o impacto dos avanços tecnológicos em nossa vida, o que significa ser feliz e dá sugestões de como evitar um possível colapso total do sistema.

Postar um comentário

*
*