Dicas de Leitura

Leituras com poemas, milhos, quadrinhos e mistérios

E já que esta semana a gente comemora o Dia Internacional do Milho, a primeira sugestão de leitura foi pensando justamente neste cereal maravilhoso: a obra o Poema do milho, de Cora Coralina. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, pseudônimo de Cora Coralina, começou a escrever poemas na adolescência. Porém, publicou seu primeiro livro somente ao 76 anos. Poema do Milho é um dos poemas deste seu primeiro livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. A beleza dos versos de Cora Coralina está em expressar as coisas simples e corriqueiras do cotidiano com palavras sabiamente escolhidas. Em Poema do Milho a autora revela, com expressiva naturalidade, o ritual do plantio e da colheita vivido pelo povo da roça. Milho…/ Punhado plantado nos quintais./ Talhões fechados pelas roças. (…) Milho verde. Milho seco. Bem granado, cor de ouro. (…) Milho quebrado, debulhado/ na festa das colheitas anuais. Seus versos, de uma simplicidade marcante, aliada a uma profunda experiência existencial, trazem à tona a possibilidade de refletir sobre questões sociais, entre elas, o uso da terra.

169836-gg
Na sequencia, a dica é o livro Um outro país para Azzi, de Sarah Garland. Azzi e seus pais correm perigo. E por isso precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, suas profissões e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Um outro país para Azzi, uma narrativa ilustrada na forma de quadrinhos, convida o leitor a imaginar, com delicadeza e fidelidade, o que é ser uma criança refugiada. Durante a história, Azzi – e o leitor também – vai se dando conta de que, apesar do sofrimento, é possível adaptar-se à nova terra, como o pé de feijão que ela planta e vê crescer.

732427-gg

Por último, uma obra que acaba de ser relançada pela editora Ática: O escaravelho do diabo, de Lucia Machado De Almeida. Trata-se de um clássico da literatura infanto-juvenil do Brasil, lançado em 1972, na Série Vaga-Lume.  Na história, vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem assassinadas. Essa é a única pista de que Alberto dispõe para chegar àquele estranho criminoso. Qual a relação entre ruivos e escaravelhos? Quem será o próximo?

426268-gg

Postar um comentário

*
*