Dicas de Leitura

Leituras para conhecer o teatro e se aventurar em histórias teatrais

Essa semana tem feriado! Ótima oportunidade para fazer uma boa leitura.

1096104-gg

E já que um de nossos temas é o teatro, a nossa primeira sugestão é a obra Pequena viagem pelo mundo do teatro, de Hildegard Feist. A história conta que o mundo do teatro é imenso. E como seria possível conhecê-lo numa pequena viagem? Vamos nos limitar ao teatro ocidental e visitar alguns dos autores mais significativos de determinados períodos da história. Também vamos ver de perto alguns tipos de edifício usados para representações teatrais ao longo dos séculos e conhecer um pouco do trabalho necessário para a criação de um espetáculo. Esperamos que essa amostra aguce sua curiosidade para pesquisar mais o assunto. Com isso você vai exercitar sua sensibilidade, apurar seu senso crítico e ampliar seus conhecimentos. Embarque nessa ideia e boa viagem!

479108-gg

Ainda no tema do teatro, outra sugestão é um livro junto com CD, Um teatro diferente +CD Audio, de Telma Guimaraes Castro Andrade, ilustrado por Chris Borges. Uma professora resolve montar uma peça com a classe e na hora de escolher os personagens, apostando no potencial de cada um, mostra que todos podem fazer muito mais do que imaginam. Fugindo da obviedade de se chamar o aluno mais alto para o papel do gigante ou a mais bonita para o de princesa, Um Teatro Diferente aposta na diversidade com fator fundamental para se chegar ao sucesso. Bom espetáculo! O livro acompanha um CD com músicas.

1097400-gg

por último, uma sugestão que pode ser bem interessante e que quase sempre as peças infantis encenam, o livro Pluft o fantasminha e outras peças, de Maria Clara Machado. Pluft é um fantasminha tímido que tem medo das pessoas, até que um dia ele conhece a menina Maribel e se envolve numa grande aventura. Um dos clássicos do teatro infantil brasileiro, “Pluft, o Fantasminha” abre o primeiro volume da coleção Teatro de Maria Clara Machado que traz outras quatro peças: “O Rapto das Cebolinhas”, O Chapeuzinho Vermelho”, O Boi e o Burro no Caminho de Belém” e A Coruja Sofia”, que são acompanhadas por fotos de diferentes montagens, pesquisadas no arquivo do Tablado. O texto de orelha é assinado por Cláudia Abreu.

Postar um comentário

*
*