Dicas de Leitura

Livros gastronômicos para ter receitas sempre inovadoras em casa

O número de pessoas que gostam de ir para a cozinha fazer receitinhas saborosas só fez crescer no último ano. Cozinhar deixou de ser uma obrigação para se tornar um prazer nesta pandemia. Por não poder sair para jantar, as pessoas começaram a resgatar receitas de família e até criar as suas receitas. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos alguns livros que vão deixar você com água na boca só de ler!

Azeite de Oliva – O que à primeira vista parece ser uma lata de azeite de oliva, é um kit composto por uma toalha e um precioso livro que convida o leitor a um passeio pela história dos povos mediterrâneos ao acompanhar o desenvolvimento do cultivo das oliveiras e a evolução da extração e do consumo do azeite. A autora apresenta curiosos detalhes sobre o cultivo das oliveiras e a colheita das azeitonas e também ainda como são extraídos os diversos tipos de azeite, além de como usar melhor cada um deles. Mostra como, além de ser delicioso, o azeite de oliva traz importantes benefícios para a saúde. E a expedição continua por mais de 50 receitas que vão desde as mais tradicionais até variações inovadoras de sabor marcado por esse ingrediente inconfundível.

Arroz! Assim Cozinha a Humanidade – Este livro fala de um dos alimentos mais versáteis presente no dia a dia dos brasileiros. O livro traz receitas clássicas, como a Canja de Galinha, Arroz Biro-Biro, Arroz de Braga, Arroz de Carreteiro, Arroz de Puta Rica e Arroz-Doce. Todas essas receitas são acompanhadas de crônicas sobre elas. Há outras seis, originárias de diferentes lugares do mundo, porém conhecidas no Brasil. São Arroz de Pato, Paella, Risotto alla Milanese, Jambalaya, Pilaf e Gomoku Gohan. As crônicas contam que a Canja de Galinha nasceu na Índia, na região onde se encontra Goa, originariamente sem incorporar a ave, e foi assimilada pelos portugueses, que a trouxeram para o Brasil; que o Arroz Biro-Biro veio do jogador homônimo, um dos ídolos dos Sport Club Corinthians Paulista nas décadas de 1970 e 1980: depois de montado, o prato lembraria o cabelo encaracolado e amarelado do craque; e aí por diante. Escrito em linguagem direta e clara, “Arroz! Assim Cozinha a Humanidade” traz histórias e receitas que, além de instruírem, dão água na boca.

Pão Nosso – Imagine assar em casa um pão melhor que o da padaria. É isso que você vai aprender em Pão nosso. Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. São dezenas de pães- integral, de nozes, de azeitona, de mandioca, baguete, até panetone tem. E você também vai encontrar refeições inteiras em torno das fornadas. Da irresistível salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato com pão, naturalmente.

As melhores receitas do Que Marravilha – Desde 2010 o mais brasileiro dos chefs franceses revela seus segredos na televisão. À frente do programa Que Marravilha!, exibido pelo canal de TV por assinatura GNT, Claude Troisgros ensina pessoas com pouca ou nenhuma afinidade com as panelas a preparar pratos maravilhosos. O sucesso do reality é reproduzido neste livro, onde ele apresenta o passo a passo de 42 das melhores receitas feitas no programa. Com todo o saber que Claude generosamente compartilha com o telespectador e, agora, com o leitor, encarar o fogão acaba se tornando um prazer. Que marravilha!

Enciclopédia dos bolos: básico – O bolo é a comida afetiva por excelência. É símbolo de agrado, conforto – e também de festa! O livro é uma coletânea de mais de 80 receitas de bolos simples e caseiros, entre elas o Pão de ló: básico e variação regional portuguesa, o Bolo chiffon, o Angel Cake, o Bolo de tapioca, o Brownie, o Blondie e os de liquidificador: chocolate, fubá, maracujá, iogurte e muitas outras. Explicadas de maneira muito simples , elas são acompanhadas de fotos de dar água na boca. Uma obra completa e abrangente desde a escolha dos ingredientes ao bolo quentinho saindo do forno.

Já pensou qual livro vai comprar para fazer uma receita nova em casa? 

Postar um comentário

*
*