Dicas de Leitura

Livros para divertir e transformar

Nesta semana, como um de nossos temas foi sobre a borboleta, nossas dicas serão em torno desta temática. A primeira sugestão é a obra De lagarta a borboleta – que transformação, de Érica Montenegro, educadora paraibana que mora no Recife. O livro possui 20 páginas bem ilustradas e traz a história das mudanças (metamorfose) de Filó, uma simpática borboleta, e da natureza que está à sua volta. Afinal, todos nós – quando crianças – somos levados pela magia das borboletas, mas às vezes não percebemos as transformações que acontecem até aparecerem as asas leves e coloridas desses animais.

largata_borboleta

Na sequência, a indicação é A menina que colecionava borboletas, de Bruna Vieira. Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.

menina_borboletas

Por fim, a sugestão é o livro O Pântano das borboletas, do argentino Federico Axat. A obra, primeiro romance do autor publicado no Brasil, gira em torno de um trio carismático de amigos: os inseparáveis Sam Jackson, Billy Pompeo e a novata Miranda Matheson.pantano_borboletas

Narrada por Sam, a história se desenrola em dois tempos: 1985, quando os protagonistas têm 12 anos de idade e vivem um verão inesquecível, o último de sua infância; e 2010, quando já estão quase chegando aos 40. Federico Axat confere ao texto um forte clima de nostalgia. Com elegância e delicadeza, vai levantando todos os véus de seus personagens até o surpreendente final, quando encaixa a peça que dará um novo sentido à vida de Sam.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out