Dicas de Leitura

Livros que ensinam a lidar e a respeitar as diferenças

layout_facebook_150113_4

É através da literatura que as crianças conseguem aprender se divertindo. Através de histórias elas entendem o que é certo, errado e a respeitar diferenças, por exemplo. E é nessa linha de pensamento que vamos os três livros de hoje.

palavra_de_filho

O livro Palavra de filho, de Jonas Ribeiro, conta história de um pai e um filho que têm grande dificuldade em se comunicar e principalmente em falar de sentimentos e emoções. A solução que o filho enxerga é começar a escrever cartas ao pai, que transformam a relação dos dois, aproximando-os cada vez mais através da palavra, modificando e intensificando as relações familiares.

meus_dois_pais

Outra sugestão é Meus dois pais, de Walcyr Carrasco. Na história, os pais de Naldo resolvem se separar e isso não foi surpresa: eles sempre discutiam. A confusão começa quando a mãe precisa mudar de cidade. Naldo não consegue entender por que todo mundo é contra ele ficar com o pai. Os adultos acabam chegando a um acordo, e o garoto vai morar com o pai e com Celso, o amigo que divide o apartamento com ele. A vida de Naldo não poderia ser melhor – até o dia em que colegas lhe contam que o pai dele é gay. Desnorteado, Naldo vai morar com a avó. Mas, depois de algum tempo e muita conversa, entende que é amado pelo pai.

o_menino_vestido

Por fim, O menino de vestido, de David Walliams. Neste livro, conhecemos a história de Dennis, um menino que foi abandonado pela mãe e que mora com o irmão e com o pai. Dennis tem duas grandes alegrias: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Um dia, durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

Postar um comentário

*
*