Curiosidades

O mistério das pedras suspensas

Imagine um círculo com quase 100 metros de diâmetro, formado há milhares de anos por blocos rochosos sobrepostos, com cerca de seis metros de altura e pesando de 12 a 50 toneladas. Imaginou? Achou improvável? Pois isto existe e está situado a 130 quilômetros de Londres, na Inglaterra. São as misteriosas Stonehenge, as “pedras suspensas”.

Há muitos anos são especuladas diversas teorias sobre como este monumento megalítico surgiu. Uns dizem que foi construído por extraterrestres, outros dizem que foi construído por humanos há cerca de cinco mil anos, como uma espécie de local sagrado ou cemitério. Existe todo misticismo em cima disso.

Como naquela época ainda não existiam veículos com roda, não se sabe como as pedras foram transportadas até o local. Devido aos diferentes métodos usados para construir Stonehenge, pesquisadores avaliam que o mesmo tenha sido construído em quatro períodos diferentes, entre 3100 a.C. e 1100 a.C.

Reza a lenda que o círculo de pedras é mágico e que possuía efeitos curativos e que fora transportado por uma raça de gigantes, já extinta, da África até a Irlanda. Outros dizem que foi construído pelos Druídas. Seja como for, quem construiu possuía vastos conhecimentos matemáticos. Há evidências que indicam que Stonehenge era usada como uma espécie de calculadora para indicar o nascimento do Sol e Lua, dos solstícios e equinócios ou algo parecido.

O curioso em cima de Stonehenge é que, se hoje em dia com tanta tecnologia e maquinário, seria difícil ter guindastes que carregassem as pedras até o local, como teriam os povos primitivos conseguido tal feito e para que exatamente?

Postar um comentário

*
*