Curiosidades

O que é disgrafia?

Muitas vezes vemos pessoas com letras não tão bonitas. E apesar de passar pelos cadernos de caligrafia, o traçado não melhora. Quando isso ocorre, a pessoa tem disgrafia, isto é, uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.

As principais características da disgrafia são:
– Lentidão na escrita.
– Letra ilegível.
– Escrita desorganizada.
– Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
– Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
– Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando o limite. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
– Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
– Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
– O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
– Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.

Se seu filho apresenta apenas uma dessas características, isso não quer dizer que ele tem disgrafia. O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima. E uma coisa importante, a disgrafia não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.

Postar um comentário

*
*