Comemorações

O que é república?

layout_facebook_141111_2

No próximo sábado, dia 15 de novembro, nós comemoramos a Proclamação de República. Mas o que realmente isso significa? O que é uma república? A palavra república quer dizer ‘coisa pública’ e é utilizado para designar a forma de governo que é voltado para os interesses do povo.

Mas não pense que esse sistema é novo. Muito pelo contrário, data de anos antes de Cristo. Foi o político e filósofo romano Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) quem contribuiu definitivamente para estabelecer este conceito através de sua obra “Da República”, publicada cerca de 51 a.C.

Desde a obra de Cícero até os tempos de hoje muita coisa se modificou e, entre as repúblicas modernas, muitas só foram concretizadas depois de revoluções populares. Os exemplos mais marcantes são a Revolução Americana, em 1776, e pela Revolução Francesa, de 1789.

No Brasil a transição do Império para a República foi um processo longo para a época, também marcado por várias tentativas de revoltas populares e só conseguiu ser instalada em 1889. Como se pode notar, o Brasil é republica há pouco tempo, se comparado a outras nações. Desde 1889 o país passou a ser uma República Federativa, com o sistema presidencialista de governo e já teve, até agora, 32 presidentes.

Postar um comentário

*
*